01.Blogs :
AFurtado  
Engenharia de software, tendências, entrevistas e competições no mundo de TI.

Artigo no Jornal do Commercio: Industrializar eh preciso!

Segue abaixo artigo assinado por mim e publicado no Jornal do Commercio, ontem (17/05/2006):

[]s
-- AFurtado

posted on Thursday, May 18, 2006 4:49 PM by AFurtado

# re: Artigo no Jornal do Commercio: Industrializar eh preciso! @ Thursday, May 18, 2006 7:52 PM

Concordo plenamente com isso. Apesar de atuar na área de TI, eu sou Eng. Químico, e vejo a diferença que existe entre as áreas mais antigas (como Construção Civil, Engenharia Química, etc) e a Computação. Posso da o exemplo da Eng. Química, onde nunca vemos alguém querendo criar um processo do nada, ou criar uma planta industrial super legal, com um monte de coisas novas pq alguém criou um equipamento versão 3.0 muito show. Eu fico impressionado a quantidade de coisas que são refeitas inúmeras vezes. Quantos portais nós fazemos, ou cadastros, acesso a bancos, sei lá, inúmeras as coisas. Sei que a culpa não é apenas das pessoas que não querem buscar soluções já existentes, pois muitas vezes é mais fácil criar algo do zero. Ainda não é hábito criar algo pensando em seu aproveitamento futuro. Muitas pessoas alegam também que aquilo só atende 90% das coisas, e é melhor perder um tempo fazendo algo sob medida, mas acho isso um absurdo, o que deveria ser feito é utilizar os 90% exigentes, e no máximo alterar uma coisa ou outra. Devemos focar nos nossos objetivos, e aquilo que faz interseção com tudo que já existe deveria realmente ser reaproveitado. Porém acho que isso tudo é muito natural, como qualquer coisa nova, tudo ainda é muito amador. Com o tempo espero que a computação amadureça e se profissionalize a exemplo de outras áreas.

gugaime

# re: Artigo no Jornal do Commercio: Industrializar eh preciso! @ Friday, May 19, 2006 8:55 AM

Muito bom André! Cade o MSc??? ehehhe
Bom sobre o comentário do gugaime, realmente isto é um problema, mas acredito que automatizar todas as tarefas seja algo longe de acontecer, o que eu acredito é na automatização de tarefas triviais e mais comuns, como citado em cadstros e acesso a banco. Pq o software funciona bem diferente de uma industria textil, os custos para se produzir uma peça e um software são bem diferentes. O diferencial do software está na sua interação e agilidade em resolver algum problema, parte esta que acredito que não deva ser automatizada, mas sim extremamente desenvolvida. Então meu voto vai para automatizar ao máximo as camadas comuns à maioria dos softwares e as camadas que dão o real valor do produto serem tratadas com mais atenção para um resultado muito melhor.
[]'s

shinji

# re: Artigo no Jornal do Commercio: Industrializar eh preciso! @ Friday, May 19, 2006 11:55 AM

Comentários legais pessoal, essa discussão é realmente boa. Shinji, permita-me discordar de você. Creio que nao devemos ficar limitados a reusar/automatizar o que é "simples". A industrialização de software pode e deve ir bastante além disso. E não se deve comparar superficialmente a indústria de software com outras indústrias, já que elas possuem modelos de economias diferentes: enquanto a indústria em geral é focada na economia de ESCALA (geração de múltiplas cópias identicas a partir de um mesmo prototipo), a industria de software é focada na economia de ESCOPO (geração de múltiplas variações de um mesmo protótipo). Portanto os modelos de industrializacao sao diferentes em cada caso e nao se deve ingenuamente pensar que se pode fazer software como se faz sapato. Lendo a minha dissertação ou o livro do Jack Greenfield (Software Factories), vocês vao encontrar mais sobre isso. O Jack, inclusive, fala que "leigamente, comparamos maças a laranjas quando na verdade uma comparação assim não faz sentido".

[]s
-- AFurtado

AFurtado

# re: Artigo no Jornal do Commercio: Industrializar eh preciso! @ Friday, May 19, 2006 2:43 PM

Bom realmente não dá pra comparar, foi isto que eu quis dizer, o foco das indústrias é diferente. Agora para exemplificar melhor a minha teoria de que devemos automatizar somente tarefas que são cotidianas, vamos usar o exemplo de games. O exemplo citado no texto e no seu trabalho realmente é ideal para fábricas de software, jogos 2d, baseados no conceito de sprites, tiles etc. Agora se imaginar um jogo 3D ele não segue um padrão quando se sai da camada de abstração comum a todos os jogos, como armazenamento, cálculos de física, acesso abstrato ao hardware, como automatizar esta tarefa? Conseguimos criar editores para espalharmos os objetos pelo cenário e definir comportamentos mediantes as entradas do usuário e colisões com outros objetos. Mas perceba que o diferencia dos outros jogos são suas peculiaridades, a partir do momento que os jogos forem feitos de forma automatizada perderemos este mágica. Imagine o jogo Super Mario 64, uma série deles com modificações ou vários outros personagens mas mantendo uma jogabilidade parecida, com certeza a empresa que o desenvolve venderia até certo ponto. Agora veja a nintendo no laçamento do seu Super Mario Galaxy, ele é o mesmo Mario de Super Mario 64 e Super Mario Sunshine, mas um jogo realmente novo, porém com muitos efeitos sonoros parecidos e inimigos incomuns, mas uma jogabilidade totalmente diferente em um ambiente nunca explorado pela série, isto só é possível em uma produção que automatiza seus processos até certo ponto. É disso que eu falo!
^___^
[]'s

shinji

# re: Artigo no Jornal do Commercio: Industrializar eh preciso! @ Tuesday, May 23, 2006 5:12 PM

Teu artigo me inspirou bastante. Tanto que comecei a comentar, mas a coisa fugiu do meu controle e acabei escrevendo um artigo no meu blog:

http://thiagoarrais.blogspot.com/2006/05/desmontando.html

Idéia geral: linhas de montagem são para construir coisas e software não é construído, é projetado.

thiagoarrais

# re: Artigo no Jornal do Commercio: Industrializar eh preciso! @ Wednesday, May 24, 2006 1:40 PM

André , concordo com o que foi escrito nesse artigo. Devemos pensar um
software como um todo e não diferente dos demais.Portanto não é apenas
tornar mais "fácil" o que já é "comum" entre os desenvolvedores.Há de se
pensar em maximizar na economia do escopo , conforme foi dito em seu artigo,
para tirar maior proveito de tudo o que ja existe para ser melhor reutilizado.
Parabéns por esse artigo.

Lúcio


 
03.UPDATE CALENDAR :
<May 2006>
SunMonTueWedThuFriSat
30123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910

05.MY LINKS :

07.Subscriptions :

Subscriptions


© Copyright 2005 Microsoft Corporation. All Rights Reserved.
Terms of Use | Privacy Statement | Code of Conduct | Hosted by MaximumASP for Microsoft
WHO-BAR